You are currently viewing A importância de se manter as praias limpas

A importância de se manter as praias limpas

Com o objetivo principal de conscientizar moradores e turistas sobre o impacto do lixo descartado nas areias das praias, começou na sexta 22/01 o Projeto Verão no Clima 2021, que conta com o trabalho de duas equipes na Ilha Comprida: Meu Recanto liderada por Amanda Alencar e equipe Boqueirão liderada por Glaucia Seixas, além de dezesseis monitores.

As equipes se reuniram na sexta 22/01, na Escola Monte Carlo, para traçar as estratégias de ação do projeto que neste ano, em razão da pandemia, terá cuidados especiais.

Com ações de conscientização sobre a importância de se manter as praias limpas, começou o projeto Verão no Clima 2021

Desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Governo do Estado com apoio do município, o Verão no Clima prossegue até 7 de março em 31 praias paulistas.

As equipes trabalham atualmente de maneira virtual com postagens e conscientização em redes sociais. Com máscaras, luvas, produtos de higiene e protocolos preventivos ao Covid-19, devem ir às praias em fevereiro, com ações concentradas às sextas, sábados e domingos.

“Vamos conversar com as pessoas sobre a importância de manterem as praias limpas, especialmente na Ilha que é Área de Proteção Ambiental (APA). Vamos falar sobre as dunas, matas e fauna da Ilha e sobre o impacto causado pelo lixo que pode matar animais marinhos”, explicou a líder de equipe, Gláucia.

conscientizacao-do-lixo-nas-praias
Conscientização do lixo nas praias

A também líder de equipe, Amanda, explicou que as ações chamam a responsabilidade de todos pela geração, descarte e gestão de resíduos nas áreas públicas de lazer.

Como podemos ajudar?

Não podemos esquecer que as praias são áreas de tranquilidade, paz, harmonia e um excelente local para diversão em nossas férias, mas a consciência de preservação ambiental é fundamental.

Os seres humanos há décadas estão cada vez mais contaminados direta ou indiretamente o meio ambiente marinho em nome da palavra de ordem chamada de “Progresso”.

Hoje praticamente o lixo no oceano Pacífico é composto principalmente de plástico ou massa plástica assim também chamada e se encontra em águas de pouca navegação.


Campanha mares limpos

Fonte: Município de Ilha Comprida – Assessoria de imprensa