Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo em Ilha Comprida

vacinação-poliomelite-e-sarampo-ilha-comprida-300x200

Será realizado no dia 18/08/2018 a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo em Ilha Comprida.

Também chamado de Dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo, o Zé Gotinha estará com a Dra. Xuxurica nas Unidades de Saúde do município .

O personagem Zé Gotinha foi criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa para a campanha de vacinação contra o vírus da poliomielite realizada pelo Ministério da Saúde, cujo o principal objetivo de sua criação era de tornar as campanhas de vacinação mais atraentes e alegres para as crianças, pois o personagem é alegre, divertido e engraçado com as crianças ficam mais tranquilas e sem medo da vacinação.

darlan-rocha-zé-gotinha-300x297
Foto: Divulgação – Darlan Rosa criador do Zé Gotinha

A campanha é uma parceria do Departamento Municipal de Saúde e o Rotary Club de Ilha Comprida.

De acordo com a Saúde, todas as crianças de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias deverão comparecer na unidade de Saúde mais próxima de sua residência com carteira de vacinação para receber a dose da campanha e atualizar esquema de vacina.

O que é o Sarampo?

É uma doença infecto contagiosa causada por um vírus chamado de Morbillivirus que apresenta febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal, mal estar intenso e logo após esses sintomas há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto que vai até os pés.

morbillivirus-vírus-sarampo
Morbillivirus

O Sarampo atinge principalmente crianças desnutridas, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências. Sendo transmitido diretamente de pessoas a pessoa, geralmente através de tosse, espirros, fala, respiração e dispersão de gotículas com partículas virais no ar que pode perdurar  por um período longo no ambiente.

Vídeo sobre o Sarampo.

O que é Poliomielite?

A palavra poliomielite vêem do grego (polios,cinzento, e myelos, medula espinal) é uma doença viral aguda infecto-contagiosa, sendo um dos principais quadros a paralisia flácida súbita no qual o paciente sofre de uma fraqueza ou paralisa em determinada parte do seu corpo por redução do tônus muscular.

vírus-da-poliomelite

É uma doença que também não acomete somente as crianças, mas os adultos que não foram vacinados pelo seu alto risco de infecção.

O vírus da  poliomielite entrar pela boca através de alimentos contaminados ou nariz pelo simples fatos de respirar em um ambiente com pessoas que convivem com portadores do vírus, multiplicando-se na garganta e no trato intestinal que alcança rapidamente a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro e quando acontece destrói os neurônios motores e provoca a paralisia nos membros inferiores.

 

Locais de vacinação:

USF CENTRAL, USF MEU RECANTO, USF DORA, USF ARAÇÁ, USF PEDRINHAS, USF VIAREGGIO – Das 8 às 17 h

USF BOQUEIRÃO SUL – Das 8 às 15 h