Empresários, artesãos e comerciantes da ilha falaram sobre as mudanças na vida profissional e pessoal

Comerciantes falam sobre mudanças

Reconhecido como o maior Seminário de Empreendedorismo do Mundo, o Empretec – que utiliza experiência da ONU –  foi realizado na Ilha Comprida pela primeira vez, entre 16 e 21/11, e contou com 27 empresários, comerciantes e artesãos de diferentes áreas.

Empresários da ilha falaram sobre as mudanças na vida profissional e pessoal

onu

Mais que melhorar o desempenho empresarial, aumentar as chances de sucesso e ampliar a visão de oportunidades, o Empretec teve a meta de aprimorar o comportamento empreendedor e fortalecer a área turística do município.

O que é a Empretec?

A gestora regional do Empretec, Regiane Rabelo Batista, explicou que a capacitação promove o diferencial no atendimento aos clientes e turistas, além de promover qualidade e eficiência, o que aquece e faz girar a roda da economia nas cidades onde é realizado.

Com diversas ações empreendedoras, o Empretec faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) desenvolvido pelo município e o Sebrae-SP, escritório regional gerenciado por Michele Raimundo dos Santos.

Após a imersão de 48 horas no Seminário, que teve como facilitadores Paulo Pinheiro Valery, Eduardo Akira, Márcio Batista Moroni e Eliana Puga, os participantes falaram sobre a importância da iniciativa para a vida pessoal e para os negócios.

empretec-1024x488
Comerciantes falam sobre mudanças

Fernando – Iluminando Soluções Criativas – “O Empretec abriu minha mente de uma forma fora do normal É fantástica a transformação que a gente tem aqui com esse aprendizado. Está me fazendo enxergar coisas que eu não via, a mudar meus comportamentos como empreendedor.

O conteúdo realmente transforma e muda a nossa realidade. É muito importante que o município invista em seus empresários, porque nós podemos fazer a diferença com um atendimento diferenciado ao turistas”.  

David Victor – Açaí Space – “Esse curso fez a diferença na minha vida tanto nas questões pessoais, profissionais e emocionais. Recomendo a qualquer empresário . A Ilha precisa de um incentivo como esse.

O que pensa o Vale?

O Vale do Ribeira tem tudo para crescer e se tornar um dos maiores espaços de empreendedorismo do Estado”.

Daniela – Massas Santa Terezinha Massas e Restaurante Lisboa e Romano – “O Empretec nos ensina a ter metas, objetivos e mais determinação. Mostra que podemos ser mais focados, objetivos e determinados.  Saí uma pessoa diferente.

Com essa parceria, a gente consegue melhorar a cidade e os empreendedores com conhecimento e desenvoltura”.

A opinião dos comerciantes falam sobre mudanças

Fernanda Alves- Pousada em Pedrinhas – “Acordei uma nova mulher com muitas metas e objetivos. Vou implantar tudo o que eu aprendi na minha vida, na minha empresa ”

Daniele Elaine Ribeiro – Restaurante Panela Caiçara Sitio Cardoso, Pousada Ponta da Trincheira- “Foi uma grande oportunidade de aprender comportamentos, descobrir que sou capaz de realizar minhas metas com planejamento”.

Maurício Eyphanio – Professor educação física- “Empretec é um choque de informações de empreendedorismo que me trouxe um conhecimento. Acabei  apreendendo a empreender. Entendi que tudo tem que ter meta e, se a gente não marcar dia data e ano, a gente não consegue avançar”

Cristiane, – Lojas de variedades Explosão – “O Empretec ajudou muito com a parte de metas e planejamento. Coisas que eu pensava … agora… finalizado o curso, tenho muitas ideias para implantar na empresa. Sempre tentei fazer e não consegui . Acredito agora que vou conseguir porque eu quero melhorar, eu quero dar o melhor.

Expansão, ampliação, modernização, computação. Quero continuar a crescer e gerar mais empregos na Ilha”.

Silvia, Proprietária Salão de Beleza Alegran – “Eu estava passando por um momento nessa pandemia que achei que tudo estava perdido e que eu não tinha mais condições de mudanças no meu dia a dia, no meu comércio.

Com o Empretec , eu vi que nada está perdido. Tenho que fazer planejamento, ter comprometimento e, acima de tudo,  que os nossos sonhos precisam ter base, senão não vão em frente. O Empretec foi um divisor de águas na minha vida. “

Josiane- Pousada Ninhal das Garças- Pedrinhas – “ Participar fez toda a diferença na minha vida me mostrou diversos comportamentos que eu, ou não praticava, ou fazia de maneira inadequada. Esse conhecimento  certamente vai me ajudar a ser uma empresária de sucesso na Ilha. O curso  faz a diferença na minha vida como empresária e como pessoa”

Lia –  Maratayama Artes- “Empretec foi um divisor de águas. Consegui perceber quanta coisa a gente pode fazer para empreender. Foi uma imersão onde descobri muitas potencialidades que eu tinha e não sabia. Essa parceria entre Município e Sebrae é de suma importância para os empreendedores da Ilha”.

Priscila farmacêutica – Quel Farma – “Estar aqui foi algo imensurável. Venho migrando de vários programas do Sebrae, junto com pandemia, essa parceria fez com que meu comércio, meu ramo, minha atividade, meus colaboradores pudessem continuar comigo sem tantos danos provocados pela pandemia.

Hoje, é uma gratidão  enorme pelo apoio e acolhida de todos os consultores do Sebrae.  Essa parceria mostra a preocupação  que o município tem com nós, microempresários. E  fez com que a gente sobrevivesse e buscasse algo além. É imensurável minha gratidão a todos que nos proporcionaram essa oportunidade”.

Pedro Augusto –  Magnus, Restaurante – “Com o curso, a gente se autoconhece para empreender e melhorar a qualidade dos serviços na nossa cidade. Estou feliz com essa parceria não só de hoje mas de muito tempo . Agregando no meu conhecimento a fim de uma Ilha comprida melhor para todo mundo.

Patrícia – Dona Cecília Hamburgueria – “Estou satisfeita com esse trabalho junto ao Sebrae. A gente sabia o caminho, mas não aplicava 100% . A parceria com o Sebrae foi fundamental porque o valor está no conhecimento que estamos recebendo. É  fundamental na nossa vida.”

Um pouco sobre a Empretec

Fonte: Município de Ilha Comprida – Assessoria de imprensa