You are currently viewing Cursos de artesanato em Ilha Comprida

Cursos de artesanato em Ilha Comprida

FSS e município mantém abertas as inscrições para o curso de Taboa na casa do artesanato, no porto da balsa

Os cursos de artesanato em Ilha Comprida tem o objetivo de fortalecer o artesanato local e gerar novas oportunidades de renda para a população, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) iniciou, em maio, o curso de Confecção de Artesanato em Taboa, na Casa do Artesanato, no antigo porto da balsa.

Ministrado às quartas e quintas pelas artesãs Edileuza e Silvia, o curso acontece em dois períodos: das 9 às 11 e das 13 às 15 horas.

A Casa do Artesanato comercializa produtos confeccionados pelos grupos Taboa e Arte, Arteiras de Juruvaúva, Ateliê Meninas de Pedrinhas, Arte do NUPS e FSS. A renda é revertida aos artesãos.

curso-artesanato-ilha-comprida

A presidente do FSS, Juliana Peitl, informa que também estão abertas na sede do FSS as inscrições para artesãos da Ilha Comprida interessados em expor e vender seus produtos na Casa do Artesanato.

Juliana destaca o trabalho de incentivo ao artesanato na Ilha com a formação de diferentes núcleos de capacitação nos balneários, ação organizada pela educadora Darci Pupo.

O que é artesanato?

O artesanato é tradicionalmente a produção na qual o produtor possui os meios de produção e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.

O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como, nas cerâmicas utilitária, funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música, tintura popular. Fonte: Wikipedia

A Casa do Artesanato abre ao público nos finais de semana, das 9 às 17 horas.

Inscrições podem ser feitas na sede do FSS, na Av. São Paulo, 60 e no Porto da Balsa.

Fonte: Município de Ilha Comprida- Assessoria de imprensa