You are currently viewing Documentário exibe a política pública municipal de prevenção ao suicídio

Documentário exibe a política pública municipal de prevenção ao suicídio

Com ação integrada que envolve todos os departamentos municipais, escolas, ongs, projetos sociais e Fundo Social de Solidariedade (FSS), o município de Ilha Comprida estabeleceu, desde 2019, a prevenção ao suicídio como política pública municipal.

“Temos esse olhar de apoio a todas as pessoas que estão passando por esse problema que vem acontecendo nas casas, ao nosso lado e, muitas vezes, não percebemos.

Temos serviços, profissionais e toda uma estrutura de apoio para oferecer o suporte necessário para que as pessoas enfrentem e vençam esse problema”.

A presidente do FSS, Juliana Peitl, afirmou que é preciso falar sobre suicídio, sobre a depressão para que as pessoas possam identificar quem precisa de apoio.

Documentário exibe a política pública municipal de prevenção ao suicídio adotada pela Ilha Comprida

“Queremos tratar o ser humano de forma integral. Precisamos dar atenção às pessoas e esperança. O município tem o tema prevenção ao suicídio como política pública municipal para ouvir, prevenir e atender as pessoas quando passam por esse difícil momento, em todas as faixas etárias“.

suicide-ilha-comprida-documentario-1024x682
Documentário exibe a política pública municipal de prevenção ao suicídio

Segunda maior causa de mortes de adolescentes no país, contudo (perde apenas para acidentes de trânsito), o suicídio é uma questão de saúde pública brasileira. 

As ações do município têm a meta de abordar o tema não somente em setembro -mês de prevenção ao suicídio – mas durante o ano inteiro. Também não somente junto aos adolescentes, mas em todas as faixas etárias.  

Nas ações nas escolas, há o trabalho das assistentes sociais do CRAS Tainá Sigaud Xavier e Thaiz Marina de Medeiros Sardinha e agentes de saúde do município.  O documentário pode ser encontrado no facebook cidade de ilha comprida.

Saiba a quem recorrer quando precisar de apoio:

  • CRAS – Tainá –  38423850
  • Prefeitura – Tainá – 38427000
  • Departamentos de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação – 3842 7000.
  • Fundo Social de Solidariedade – 38422007
  • CVV- Centro de Valorização da Vida –  188
  • Todas as unidades de saúde

Prevenção do suicídio: sinais para saber e agir

Fonte: Município de Ilha Comprida – Assessoria de imprensa