guarás-vermelhos
Os Guarás-Vermelhos
Fonte: https://www.oeco.org.br/

BirdLife Internacional considera Ilha Comprida como área de conservação das aves no Brasil

Com sua estreita faixa arenosa com cerca de 65 km de extensão e 3 km de largura, situada em frente aos municípios de Iguape e Cananéia, Ilha Comprida é considerada pela BirdLife International área importância para a conservação das aves no Brasil.

A partir do mês de setembro milhares de aves guarás-vermelhos se reúnem na ponta norte da Ilha Comprida para reprodução, sendo o melhor momento para observadores contemplarem socós, garças azuis, garças brancas pequenas e garças brancas grandes.

garça-azul
Garça Azul
Fonte: https://casadospassaros.net/
garça-branca-grande
Garça Branca Grande e seu nome científico é Ardea alba.
Fonte:  https://casadospassaros.net/

O que é Bird Life Internacional?

É uma rede global de organizações (Ongs), cujo o papel principal é de proteger e conservar a biodiversidade de aves, seus habitats naturais e a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.

birdlife-logo

Com sede atual em Cambridge no Reio Unido a Bird Life Internacional foi fundada em 1922 por Gilbert Pearson e Jean Théodore Delacour com o principal nome de Internacional Council for Bird Preservation.

A Bird Life conta com 6 escritórios espalhados pelo mundo, com uma parceira de mais 10 milhões de membros e com um orçamento de US$ 636 milhões segundo dados de 2014.

Segundo inventário da Bird Life foram encontradas 224 espécies de aves na Ilha e desse total inclui espécies marinhas e também vários migrantes do hemisfério norte que encontram abrigo e alimento nas praias da Ilha Comprida.

Qual é a missão da organização?

  • Fornecer suporte para um melhor planejamento e gestão de habitats, locais e espécies importantes;
  • Apresentar e defender novas ideias para integrar a conservação da biodiversidade ao planejamento e à política;
  • Estimular um maior interesse público pelas aves e pela biodiversidade, e a conscientização sobre a necessidade de conservação da biodiversidade;
  • Desenvolver capacidade para melhorar a gestão do habitat, locais e espécies;
  • Fornecer informações sobre biodiversidade e áreas protegidas para planejadores, formuladores de políticas e outros grupos de interesse.

Um pouco sobre a BirdLife!