Departamento de Saúde da Ilha divulga incidência de covid-19 por balneário
Covid-19. Coronavirus Outbreak Design with Virus Cell in Microscopic View on Red World Map Background. Vector Illustration Template on Dangerous SARS Epidemic Theme for Promotional Banner or Flyer

Ilha Comprida lança segunda barreira sanitária

O município de Ilha Comprida lançou segunda 05/04 Decreto 1073, que prorroga até 11/04 as ações preventivas ao Covid-19 estabelecidas pelo Decreto 1071, com fiscalização orientativa na entrada da cidade, a interdição das praias para o turismo, a intensificação da fiscalização e a continuidade do trabalho de conscientização sobre a obrigatoriedade do respeito aos protocolos preventivos ao Covid-19. 

Com fiscalização diária de perto de 1500 veículos e trabalho ininterrupto de 24 horas, a barreira sanitária-  instalada na entrada da cidade no dia 26/03, terminou domingo 04/04 com orientação de retorno de cerca de 400 veículos às suas cidades de origem.

A segunda barreira foi lançada dia 05/04 e vai até 11/04

Hoje – segunda 05/04- o município retorna à Fase Emergencial do Plano SP, com regras válidas até 11/04.  A medida atende à recomendação administrativa conjunta do Ministério Público do Estado de São Paulo; à Fase Emergencial do Plano SP; e ao período crítico na área da saúde nacional com falta de leitos para pacientes com Covid-19.

barreira-sanitaria-ilha-comprida
Ilha Comprida lança segunda barreira sanitária

O município destaca que, enquanto todas as pessoas não forem imunizadas contra o Covid-19, a única maneira de combater a doença é por meio de ações preventivas: uso de máscara, álcool gel, distanciamento social e atendimento aos protocolos sanitários, em todos os segmentos.

Com consultas, realização de exames e tratamento precoce para os sintomáticos, o Posto Avançado Covid-19 atende a população em plantão de 24 horas com médicos e equipe de Enfermagem, na UPA da Marginal Candapuí.

O decreto 1073 se mantém até 11/04 medidas preventivas da fase emergencial

O Posto Covid atende suspeitos e positivos em prédio próprio para proteger as demais unidades de saúde do risco de novos contágios.

Medidas e proibições em vigor na cidade entre 05/04 a 11/04. 

Ações preventivas e de fiscalização

  • Implantação de Fiscalização Orientativa na entrada da cidade
  • Intensificação de rondas de fiscalização para orientação e prevenção à aglomeração
  • Continuidade da campanha preventiva que reforçam a importância de ações preventivas como higienização das mãos, distanciamento social, uso de máscaras em todos os ambientes e atendimento aos protocolos preventivos, em todos os segmentos.
  • Comércio deverá adotar sistemas drive thru e delivery no comércio, sendo vedada a utilização de mesas e cadeiras, bem como o consumo no local, exceto mercados, que deverão realizar controle de acesso e higienização dos carrinhos, cestinhas, e disponibilizar álcool gel 70 aos seus usuários.
  • Atividade física somente individual;
  • Suspensão do atendimento presencial no prédio da Prefeitura devendo o atendimento ser realizado por telefone ou protocolo eletrônico, em horário normal de expediente, pelo www.ilhacomprida.sp.gov.br.

Proibições

– O acesso e a permanência de veículos de turismo (ônibus, vans e afins), bem como a emissão de autorização de entrada e permanência desses veículos;

– O acesso às praias do Município;

– O funcionamento de hotéis, pousadas e similares, ressalvado os casos de atendimento a clientes corporativos e de contratos de moradia, observando-se o limite de 40% da capacidade e cumprimento dos protocolos de higiene e distanciamento social; devendo as refeições serem servidas apenas nos quartos, sendo vedado o acesso às áreas comuns de lazer e recreação;

–  As aulas presenciais nos estabelecimentos em todos os estabelecimentos de ensino, privado, estadual ou municipal, incluindo ensino técnico, profissionalizante, cursos de idiomas, informática e similares, sendo permitido a utilização da estrutura física para a transmissão de aulas “on line”, vedado o atendimento presencial;

– A circulação em vias públicas no período compreendido entre 20h e 5h;

– A realização de atividades/eventos que causem aglomeração;


Participe de nossa Pesquisa Sobre COVID-19

Devido aos últimos desenvolvimentos sobre a pandemia COVID-19, estamos realizando uma pesquisa online a fim entender um pouco do confinamento que ocorre entre as pessoas.

Acesse o link para pesquisa COVID-19.

Agradecemos a compreensão e colaboração.

Fonte: Município de Ilha Comprida- Assessoria de imprensa