You are currently viewing Pré-Natal odontológico tem objetivos de promover a saúde bucal

Pré-Natal odontológico tem objetivos de promover a saúde bucal

Poucas pessoas sabem da extrema importância da saúde bucal no período de gestação das futuras mamães.  A falta de cuidados pode acarretar uma série de complicações, inclusive, o parto prematuro.

Consciente da importância desse atendimento especializado, o Departamento Municipal de Saúde mantém o Serviço de Pré-Natal Odontológico com atendimento e acompanhamento das gestantes, desde o primeiro mês de até o nascimento dos bebês.

Os atendimentos obedecem a idade gestacional de cada pessoa e consistem na avaliação, intervenções nas lesões cariosas, cuidado periodontal (gengiva) e orientações gerais sobre a importância da saúde bucal nesse período da vida.

Realizado pela equipe municipal de Odontologia, visa promover a saúde bucal nas gestantes e prevenir o parto prematuro

De acordo com a cirurgiã dentista Ângela Martins, esse cuidado é essencial para garantir a saúde bucal da mãe, do bebê e prevenir o parto prematuro.  “A maioria das gestantes não sabe da ligação entre a saúde bucal e o parto prematuro.

Algumas complicações bucais podem causar a antecipação do parto ”, alerta.

Nos consultórios, as gestantes também são orientadas para a importância da alimentação saudável e higiene bucal. 

pre-natal-odontologico-ilha-comprida
Realizado pela equipe municipal de Odontologia, visa promover a saúde bucal nas gestantes e prevenir o parto prematuro

No Pré-Natal Odontológico, as gestantes são atendidas por equipe de cinco cirurgiões dentistas: Jair Young Fortes (Unidade de Saúde Araçá), Ariane Martins (ESF Meu Recanto), Jéssica Martins (Unidade Doralice), Ângela Martins (Central) Cleusa Zanella (Equipe Sul – Viaréggio, Pedrinhas e Boqueirão Sul).


Fonte: Município de Ilha Comprida- Assessoria de imprensa