You are currently viewing Prefeito Geraldino Junior formaliza convênio com associação

Prefeito Geraldino Junior formaliza convênio com associação

Em reunião com os extratores realizada no sábado 27/02, no auditório da Escola Meu Recanto, o prefeito Geraldino Júnior anunciou a assinatura do convênio com a Associação dos Manejadores de Plantas Nativas da Ilha Comprida (AMPIC) para a cessão à entidade da Unidade de Processamento da Agroindústria, no Balneário Ubatuba.

O prefeito e a presidente do Fundo Social, Juliana Peitl, também entregaram carteiras aos manejadores para a extração sustentável das espécies nativas.

associaçao-dos-manejadores-de-plantas-nativa-presidente-ampic-1-1024x861
Associação dos Manejadores de Plantas Nativas

O objetivo é fortalecer a categoria

”O objetivo é fortalecer a categoria e promover a melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais. Na parceria, vamos trabalhar agora pela capacitação junto ao Sebrae/SP para ampliar o leque de oportunidades de negócios”, afirmou o prefeito.

De acordo com ele, os trabalhadores da área sustentável exercem um papel importante também no fomento ao turismo caiçara e na conservação do meio ambiente.

Associação dos Manejadores de Plantas Nativas

Aprovado pela Câmara, o convênio com a AMPIC inclui o uso de equipamentos como seladora, extratora de óleo, processadora a vácuo, uma mesa de inox grande, defumador e outros.

A presidente AMPIC, Rosemary Carvalho Conceição, destacou a importância da parceria com o município para a centralização das vendas dos produtos sustentáveis e o fortalecimento da categoria.

“É uma conquista que nos traz esperança de novas oportunidades no setor e melhoria para nós, extratores”.  De acordo com ela, o convênio permite que o extrator entregue seu produto direto na associação, com a eliminação de intermediários e otimização da emissão de notas fiscais.

Com 153 associados, a AMPIC trabalha com a extração sustentável do musgo, fofão, tio do fofão, samambaia, macela e pimenta rosa, com planos de manejo aprovados pelos órgãos ambientais.

O técnico Maurício Santiago abordou a processo de emissão de nota fiscal eletrônica e sua importância para a associação e seus associados. A AMPIC divulga seu trabalho e produtos pelo facebook.

Fonte: Município de Ilha Comprida- Assessoria de imprensa