You are currently viewing Shimane International Center vai investir em Ilha Comprida

Shimane International Center vai investir em Ilha Comprida

Shimane International Center vai investir em Ilha Comprida

 

Recepcionados pelo prefeito Geraldino Júnior e diretores do município, na Vila de Pedrinhas, especialistas em Educação Ambiental do Shimane Internacional Center (Japão), da Japan Internacional Cooperation Agency (JICA) – instituição do governo japonês- e da Shimane University visitaram a Ilha Comprida no sábado 22/09, e anunciaram a possibilidade de investir na área de Educação Ambiental no município, a exemplo do trabalho realizado na cidade de Caçapava, interior de São Paulo.shimane-international-center-vai-investi-em-ilha-comprida-300x200

O gerente de projetos do Shimane Internacional Center, ARIMA Kiichiro, contou que o programa mundial de educação ambiental surgiu de uma tragédia com o encontro de um bebê de baleia morto em razão da ingestão de plásticos lançados no mar.

 

 

shimane-international-center-300x200

“Hoje ,sabemos que o mar de todo o mundo está  cheio de lixo  que o ser humano joga. Pensando na importância de manter esse planeta  sustentável, iniciamos o projeto há três anos, em Caçapava. Hoje, ele está na segunda fase, que é a conscientização dos cidadãos!”, explicou Arima

Ao elogiar a conscientização da população do Japão e dos exemplos que dá para o mundo, o prefeito Geraldino Júnior agradeceu a visita da comitiva e afirmou que o município está de portas abertas e pronto para firmar parcerias. “Será uma honra contarmos com esse trabalho, já que somente pelo investimento na educação conseguiremos conscientizar as pessoas sobre a importância de se conservar o meio ambiente”, afirmou o prefeito.

 

Geraldino lembrou o exemplo que os japoneses deram na Copa do Mundo ao limparem o estádio todas as vezes que o Japão jogou. “ O ensinamento maior vem do exemplo”, elogiou.

 

Integraram a comitiva japonesa ARIMA Kiichiro – Gerente de projetos do Shimane Internacional Center; os especialistas MATSUMOTO Ichiro; TAKATSUKA Hiroshi; o vice-presidente da Associação de Pássaros do Japão, SATO Hitoshi –; o diretor da Shimane, TAMAGUSHI Kazuyo, além de interprete e coordenadores locais. A comitiva foi recepcionada pelos diretores do departamento de Obras, Márcio Ragni, de Planejamento Urbano, Pérsio, pela psicóloga do CRAS, Linda Saba, por Nezinho Lisboa e técnicos Paulo Hanae, Maurício Santiago e Cristian Negrão.

shimane-international-center-vai-investi-no-municipio-ilha-comprida-300x200

Parte do Programa de Cooperação Técnica para Projetos Comunitários da JICA, o Projeto de Educação Ambiental tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento das habilidades práticas para educação ambiental e promoção da compreensão e das iniciativas de proteção ambiental junto às crianças e aos cidadãos da cidade.

Na Escola de Pedrinhas, a comitiva assistiu à palestra do empresário Paulo Hanae, da Ilha Comprida, sobre processamento de pescado e o aproveitamento de descartes de peixes ao longo da orla.

A convite do governo japonês, Hanae passou 45 dias no Japão para conhecer o processamento da carne de peixe. Contudo seu principal objetivo é transformar o descarte de descarte de peixes na orla em alimento  por intermédio de processamento com a experiência e técnicas japonesas. Paulo é  funcionário da Prefeitura da Ilha no Boqueirão Sul.

Fonte: Município de Ilha Comprida – Assessoria de imprensa